segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Frigobar x taxa abusiva

Tarrrrrrde pessoal

Hoje vou bater numa tecla que nós da Familya fazemos questão de defender, conversando com vários amigos campistas, blogueiros e leitores, todos tem o mesmo sentimento de injustiça: TAXA DE FRIGOBAR .

Ora Kobaia !!  Mas os Campings existem  para ter fins lucrativos, como não cobrar ??

Bom meu amigo, o problema é quanto cobrar !

 Nós temos encontrado  muito por aí a falta de informação sobre o equipamento, e também muita gente que nem quer saber.

Alguns proprietários de Camping se deixam levar pelo tamanho do frigobar, já estivemos em Campings que cobram TAXA  de frigobar  e  NÃO cobram de churrasqueiras elétricas e nem de outros equipamentos com fonte de alimentação de resistência,  OU  a nova modinha: cobrar na taxa o preço do saco de gelo, como te obrigando a consumir um produto dele.

Agora vou te mostrar de forma leiga , pois não sou nenhum Expert na área.

Vamos lá: a taxa de R$ 10,00  por dia .

fonte Google 

Uma acampada de cinco dias: R$ 50,00, ok ?!. 

fonte Walmart 
Lembrando que é um investimento bem expressivo, porém muitos amigo campistas criticam seu uso, mas a organização com o frigobar não tem igual, eu te garanto .


No link acima. Vou resumir: um frigobar 80L consome 17,5 e 120L 19 ( kwh ) por MÊS 

Mas Kobaia , quanto custa o kwh ??? 


(No link acima fonte ANEEL. vigente de 2014 até 2015)

Resumo : A energia mais cara do Brasil  é da CELPA  (Centrais Elétricas do Pará S/A )  que, segundo a tabela, custa R$ 0,47977.

Isso mesmo, o kwh custa, arrendondando,  R$ 0,48 centavos.  

Vamos calcular ??? 

Um frigobar com consumo aredondado para 20 kwh por mês  X kwh 0,48 . 

Total de R$ 9,60 ( nove reais e sessenta centavos )  por MÊS. 

Agora vamos arredondar  de novo para  10,00 Reais / 30 dias   =   0,33 centavos por dia 

Veja bem amigo campista o seu , o meu frigobar consome R$ 0,33 centavos por dia, seria  justo pagar uma taxa de 10,00 reais ??  NÃO , mas eu não me importo de pagar somete 10,00 reais como ( TAXA ÚNICA)  o problema é um valor superior a esse.

Qual tá sendo a margem  de lucro de um equipamento que VOCÊ comprou ???

Em uma acampada de 5 dias, o valor total gasto seria R$ 1,65 , menos de R$ 2,00  ( dois reais) Aí você se vê  obrigado a pagar 50,00 reais. 

Agora alguns PROPRIETÁRIOS ou  próprios leitores, devem estar  pensando: "P@$$# se o cara não tem 50 reais não deve sair de casa" Amigo e Sr empresário, todos nós temos uma reserva quando viajamos pois imprevistos acontecem, não é mesmo? O problema é o valor que você dá para o seu dinheiro, pois eu trabalho 30 dias para ganhar o MEU , e não vou sair distribuindo á toa. Segue a foto da minha conta de energia mensal (residencial).


Essa é a média da minha casa !! Como toda casa tem  Tvs, geladeira, microondas, chuveiros, etc. Não tem como não notar a diferença.


10 comentários:

  1. Concordo com todos os seus argumentos. Este valor é um absurdo. Estive acampado em Maranduba, com relógio individual. Fiquei 3 dias e noites, usando ar-condicionado, geladeira, e todo o resto de equipos existentes na minha camper. Paguei, arredondando para cima, para facilitar o troco, R$6,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia !! Gleidys que bom você por aqui . Isso sim mais que justo , valor simbólico. no post eu citei 5 dias , mas pense uma acampada de 15 dias.
      ate mais.

      Excluir
  2. Grande Kobaia, aula de economia.
    Realmente o questão frigobar ainda é um tema polêmico, falta de bom senso e falta orientação de como se fazer essa cobrança.no mínimo esse calculo dos 10,00 deve ter originada da seguinte forma (num dia o campista usa 2 sacos de gelo, 5,00 cada = 10,00/dia) justificando o produto não vendido.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande amigo !! que bom você por aqui . pode ser , mas tem lugar que o gelo esta 12,00 dilmas. já pensou ? mas o motivo do post e mostrar que eles nao tem prejuízo nenhum com o frigo. agora achar que esta em prejuizo por noa comermos no restaurante e mentalidade pequena . pois eu mesmo se estou perto da lanchonete tomo minha beer la , fora as cças que detonam com fichas de jogos etc. ate mais .

      Excluir
  3. Muito boa a matéria, com certeza o custa é calculado em cima do que vc não consumiu no camping, como indicado pelo Os Costas, abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande família !! que bom vocês por aqui . isso que não pode acontecer !!

      Excluir
  4. Muito boa a sua matéria Koba! continue assim, suas dicas são muito valiosas para nós.

    grande abraço
    Familia Nogueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande amigo !! que bom você por aqui !! Obrigado pelo prestigio . nosso intuito e ficar bom para os dois lados , consumidor e empreendedor.

      Excluir
    2. Muito bem explicado e realmente tem taxas abusivas. Penso q o ideal seriam os relógios individuais. Ainda não usei um cônsul de apenas 50 lts . Mas ja estou pensando nesse abuso. Obrigado pela matéria.

      Excluir
    3. Ola Hencaxa , que bom vc por aqui !!! isso realmente seria o mais justo , porem enquanto não acontece, vamos usando desses argumento para negociar com os proprietários .

      Excluir